Blog
Os diabéticos têm de ter cuidados específicos com a alimentação, inerentes das particularidades da doença. Conheça alguns alimentos adequados para diabéticos, que podem e devem ser introduzidos na sua dieta.
Alimentos adequados para diabéticos: recomendações
A alimentação dos diabéticos inspira alguns cuidados. Assim sendo, os melhores alimentos para diabéticos são alimentos ricos em hidratos de carbono complexos como os cereais integrais, as frutas e verduras, que também são ricas em fibras, e alimentos fonte de proteínas. Assim, a lista de alimentos adequados para diabéticos pode ser composta por:
1. Ervilhas
Sabia que as ervilhas, por terem baixo índice glicémico, são um bom alimento para diabéticos?
As ervilhas são leguminosas verdes, fonte de proteínas vegetais e de hidratos de carbono de absorção muito lenta, ou seja, com baixo índice glicémico. Este fator é ainda responsável por promover a subida mais lenta dos níveis de açúcar no sangue , levado a um melhor controlo da glicemia após a refeição.
As ervilhas têm ainda elevada quantidade de vitaminas, sais minerais e fibras com papel importante no controlo do peso, derivado do aumento da saciedade, e no controlo dos níveis de colesterol no sangue.
Pode preparar deliciosos pratos com as ervilhas Nutry. Veja a receita de sopa de ervilhas que preparámos para si.
2. Cenoura
A cenoura faz parte dos alimentos adequados para diabéticos, uma vez que é um legume pobre em hidratos de carbono e calorias.
Contudo, é muito rico em nutrientes protetores e reguladores como fibras, vitaminas e sais minerais essenciais ao organismo e em antioxidantes fundamentais no combate ao efeito de substâncias que aceleram o envelhecimento e a destruição celular.
Apesar de ser um legume rico em açúcares estes correspondem apenas a 4% da sua constituição. Uma dieta alimentar adequada a um diabético deve preferir essencialmente a cenoura crua em detrimento da cenoura cozinhada.
A cenoura é um alimento que pode ser integrado facilmente na dieta diária, em pratos como saladas, sopas, entre outros.
3. Grãos integrais
As sementes de chia são um bom exemplo de um alimento rico em fibras, em antioxidantes, em vitaminas e minerais.
Assim, por ajudarem a promover uma maior saciedade são um factor importante na manutenção do peso. As fibras presentes nas sementes ajudam na redução da absorção da glicose e são ainda ricas em antioxidantes. Assim, a chia evita picos hiperglicémicos, controlando melhor as taxas de glicose no sangue.
É possível integrar as sementes de chia em inúmeros pratos, podendo ser combinadas com iogurte, cereais, sumos, bolos, saladas e temperos.
4. Azeite
Para os diabéticos, uma dieta rica em azeite de oliva (principalmente o extra virgem) pode ser uma aliada ativa contra a doença.
Outro factor que coloca o azeite na lista de alimentos adequados para diabéticos são as suas propriedades anti-inflamatórias. Um organismo livre de inflamações capta mais facilmente a insulina e é aqui que o azeite contribui positivamente.
O azeite é ainda uma excelente opção para temperar e é a gordura preferível para os estufados e assados. Das poucas vezes que se fritar, o azeite, o óleo de amendoim ou a banha, são as gorduras aconselhadas.
5. Canela
A canela é um condimento que não serve só para temperar.
A canela ajuda a controlar os níveis da diabetes uma vez que promove uma absorção mais regrada dos açúcares pelo organismo. Contudo, este condimento não é indicado para diabetes gestacional.
Devido ao seu sabor, a canela pode ser utilizada em vários pratos para substituir pequenas quantidades de açúcar em alguns pratos com carnes, molhos e receitas simples. Outras das formas de melhorar os níveis de glicose no sangue é substituindo ingredientes doces pela canela.